quarta-feira, 13 de março de 2013

Programação


*Para melhor visualização, clique na imagem para ampliar.

SAIBA O QUE É CADA ESPAÇO:

  • Reunião de brigada:

    Mas o que são mesmo as brigadas?

    Como o Enecom é um espaço feito de estudantes para estudantes, todos os encontristas estarão divididos em brigadas. Nelas, tarefas serão delegadas para cada grupo de estudantes no decorrer do encontro, seja na limpeza dos espaços, assinatura de crachás (nas refeições), etc.

    Além do intuito prático, as brigadas proporcionam uma melhor interação entre os encontristas! Mesmo em 8 dias de encontro, às vezes fica difícil conhecer todas as pessoas que estão participando dele. Imagina só: você é acostumado com as pessoas da sua delegação, mas estará realizando tarefas com pessoas de todo o Brasil.
  • Painéis:

    Neles debatemos a realidade das universidades, da atual conjuntura da Comunicação do país e da nossa sociedade como um todo. Tudo isso em um bate-papo em que as discussões são sempre bem-vindas.

    Ao final dos painéis, as brigadas se reúnem e rediscutem o que foi apresentado pelos painelistas.
  • Acorda:

    Foi dormir tarde na noite passada? Não se preocupe, teremos uma brigada específica que estará super disposta para te acordar das formas mais diferentes possíveis. Com os acordas, é impossível não querer participar dos espaços do Enecom!
  • Oficinas/Minicursos:

    A parte prática e teórica da Comunicação entra em ação de maneira um pouco diferente da academia, mas não menos enriquecedora. Nas oficinas e minicursos dos encontros da Enecos você pode aprender de tudo: de artes-circenses à comunicação integrada.

    Afinal, somos uma contra-escola!
  • GET (Grupos de Estudo e Trabalho):

    Por acreditarmos em uma atuação conjunta e horizontal, a Enecos possui os Grupos de Estudo e Trabalho (GETs), onde qualquer estudante pode participar para discutir e entender de que maneira atuamos. São nos GETs que pensamos nossas campanhas, ações, etc., sejam elas em nível nacional ou estadual.

    Atualmente, existem sete GETs na Executiva. Você pode conhecer a atuação de cada um através dos seguintes links:

    Qualidade de Formação do Comunicador (QFC)
    Democratização da Comunicação (Democom)
    Combate às Opressões
    Comunicação e Cultura Popular
    Comunicação
    Finanças
    Movimento de Base
  • NVs (Núcleos de Vivência):

    Ok, ok. A gente discute e debate sobre várias coisas que estão acontecendo por aí... Mas só discutir não adianta. Nos NVs (Núcleos de Vivência), nós vivemos aquilo que discutimos, indo direto ao lugar onde acontece.

    Podemos visitar um quilombo, uma ocupação de terras, um espaço onde se desenvolve um projeto cultural... Ou até mesmo conhecer a população ribeirinha de uma ilha! Os NVs são espaços onde mudamos - com a vivência - a nossa forma de ver o mundo enquanto comunicadores.

    Após o espaço, teremos um momento de socialização e produção, a partir do que vimos e sentimos.
  • Mosquemom (Mostre o seu que eu mostro o meu):

    Errou quem pensou que fosse um personagem de desenho japonês! No Mosquemom (mostre o seu que eu mostro o meu), nós discutimos sobre nossas realidades dentro de nossos estados e universidades.

    Assim, eu do Piauí conheço melhor a situação do pessoal lá do Sul e vice-versa!
  • Espaços auto-organizados:

    São espaços organizados por pessoas/entidades que constroem a Enecos. Quer discutir um tema? Quer apresentar uma entidade que você faz parte? Um projeto? Os espaço auto-organizado está aí para isso.
  • SIMPECOS (Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social):

    Tem uma produção acadêmica bacana e gostaria de socializar com estudantes de todo o Brasil? No Enecom nós também temos espaços acadêmicos!

    SAIBA MAIS
  • ARTCOM (Mostra de Arte em Comunicação Social):

    Exposições fotográficas, telas, gravuras, performances, croquis... Aqui cabe tudo o que é arte produzida pelos estudantes! Mostre o seu talento para todo o Brasil, povoe nossa universidade com cultura e beleza.

    SAIBA MAIS
  • CINECOM (Cinema dxs Estudantes de Comunicação Social):

    Espaço destinado a socialização de filmes, curtas, documentários e produções audiovisuais diversas produzidas por estudantes de Comunicação Social.

    SAIBA MAIS
  • Ato:

    É hora de ir às ruas! Assim como qualquer manifestação pacífica, os atos da Enecos possuem pré-atos, onde produziremos cartazes e palavras de ordem para mostra a que viemos enquanto comunicadores.

    De que adianta falarmos tanto em Democratização da Comunicação, Combate às Opressões e Qualidade de Formação do Comunicador sem sair de dentro dos muros das universidades para reivindicar nossas pautas?
  • CONECOM (Conselho Nacional de Entidades de Base da Comunicação):

    Uma reunião geral entre os encontristas, onde faremos um balanço do que foi o Enecom Piauí 2013, decidiremos aonde será o Cobrecos e Enecom do ano de 2014, etc. Também é o espaço de socialização dos CAs (Centros Acadêmicos) e DAs (Diretórios Acadêmicos).

    SAIBA MAIS

2 comentários:

  1. fiz minha inscrição so que nao coloquei a opção correta e fechei..o que faço agora?

    ResponderExcluir

Bem-vind@ encontrista!

Fique atent@ a tudo que acontece no processo de construção do seu ENECOM PI 2013, que acontecerá durante os dias 20 a 27 de julho, em Teresina, na Universidade Federal do Piauí (Campus Petrônio Portela).