terça-feira, 16 de abril de 2013

Edital da Identidade Visual do ENECOM PI 2013


Faça download AQUI.


Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social


EDITAL PARA IDENTIDADE VISUAL DO ENECOM PI 2013


A Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), através da Comissão Organizadora do XXXIV ENECOM (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) 2013, torna público o presente Edital de Seleção da Identidade Visual do Encontro.

Utilizando a Internet como plataforma colaborativa, a Comissão Organizadora propõe um concurso aberto e inventivo. Use sua criatividade e contribua na construção do ENECOM 2013, que será realizado em Teresina-PI. O tema desta edição é: Somos Todos Comunicação Social – (Des)Construindo Diretrizes.

Os trabalhos deverão ser enviados de 17 a 24 de abril de 2013. A Comissão Organizadora entende como identidade visual um projeto gráfico constituído pela marca do encontro e elementos figurativos ou abstratos que devem servir de base para a produção de peças publicitárias, itens de papelaria e outros materiais.

SOMOS TODOS COMUNICAÇÃO SOCIAL – (DES)CONSTRUINDO DIRETRIZES.

Enquanto ENECOS e Comissão Organizadora do ENECOM PI pretendemos para além de discutir as Novas Diretrizes Curriculares, aglutinar verdadeiramente todas as várias habilitações do curso de comunicação em torno de questões que atingem a todos nós (qualidade de formação, estrutura das universidades, grades curriculares, realidades de estágio, pesquisa e extensão), bem como questões específicas, como o papel social de cada habilitação (e sua área de atuação) para com a sociedade brasileira de modo geral.

Além disso, (Des) Construir Diretrizes também é uma analogia ao nosso potencial de transformação social (enquanto futuros profissionais da comunicação) e dever de desfazer ou alterar normas hoje vigentes em nossa sociedade e que são objeto de outras bandeiras da Executiva, como o projeto de comunicação enquanto mercadoria que possuímos hoje no Brasil (bandeira de Democratização da Comunicação)  e as representações de gênero, orientação sexual, etnias e classes econômicas nos mais variados produtos midiáticos (bandeira de Combate às Opressões).

  
1 – DOS OBJETIVOS
1.1 – Desenvolver conhecimentos artísticos das várias habilitações que abrangem a comunicação social;
1.2 – Divulgar a produção extracurricular;
1.3 – Possibilitar a publicação de trabalhos artísticos dos estudantes;

2 – DOS PARTICIPANTES
2.1 – O concurso é aberto a tod@s @s interessad@s, sendo ainda estudantes de quaisquer habilitações da Comunicação Social. É permitida a participação de forma individual ou coletiva.
2.1.1 – Sendo participação coletiva, é de responsabilidade d@s autores a divisão da premiação, caso sua proposta seja a ganhadora.
2.2 – Cada participante é responsável pela originalidade de seu trabalho. A Comissão Organizadora exime-se de coincidências, semelhanças ou plágio que porventura possam ocorrer entre trabalhos concorrentes e/ou obras já existentes.
2.3 – Os participantes deverão apresentar obra inédita.

3 – DAS EXIGÊNCIAS

3.1 – A marca base deve ser composta por um logotipo com as palavras “ENECOM PI 2013” e estar acompanhada ou não de um símbolo gráfico. Deve ser de fácil identificação e memorização, e permitir que seja vista e identificada em diferentes escalas, assim como nas versões colorida e monocromática. A aplicação da frase tema do encontro “SOMOS TODOS COMUNICAÇÃO SOCIAL – (DES)CONSTRUINDO  DIRETRIZES” fica a critério do autor, podendo ser utilizada junto à marca ou em outras composições.

3.1.1 – Enviar marca base sobre fundo branco, preto e transparente, além da versão negativa (marca em branco sobre fundo preto); e também versão da marca em preto e branco nos formatos JPEG e aberto (independente do programa gráfico utilizado).

3.2 – Para realizar a submissão ao concurso, o participante deverá entregar à comissão uma proposta de cartaz acompanhada de uma marca base. O número de propostas a serem apresentadas pelo concorrente é de, no máximo, 5 (cinco), de acordo com os pré-requisitos abaixo:
• Formato básico do cartaz: A3 (420x594mm);
• Técnica de elaboração: livre, considerando a possibilidade de reprodução de forma mecânica;
• Itens obrigatórios: frase-tema, marca base, data e local;
• Espaço para divulgação de logomarcas, apoio e patrocínio: 3x3cm cada.


4 – DAS INSCRIÇÕES
4.1 – As propostas de material deverão ser enviadas para o endereço eletrônico c.oenecom13@gmail.com nos formatos JPEG e aberto (independente do programa gráfico utilizado), com nome do concorrente, localidade, telefone e RG anexado ao corpo da carta eletrônica.
4.2 – O prazo final para o envio será até as 23h59min do dia 24/04/2013.

5 – DA AVALIAÇÃO
5.1 – A escolha final das propostas será feita por meio de uma votação secreta pela Comissão Organizadora, em caráter de escolha por maioria ou unanimidade.
5.2 – A proposta vencedora será divulgada até 24h após o prazo final de envio das propostas (vide item 4.2).
5.3 – Membros da Comissão Organizadora que participarem do concurso estão impedidos de fazer parte da votação.

6 – DAS PREMIAÇÕES
1º colocação: 1 inscrição para o ENECOM PI 2013 + Certificado de Premiação do Concurso + 1 dia de Openbar nas noites “Manifesta” + 1 kit Piauí;
2º colocação: 1 inscrição para o ENECOM PI 2013 + Certificado de Participação do Concurso + 1 prêmio surpresa;
3º colocação: Certificado de Participação do Concurso.

7 – DOS PRAZOS
17/04/13: Abertura do concurso;
24/04/13: Data máxima para inscrição de propostas;
25/04/13: Análise das propostas enviadas à Comissão Organizadora;
25/04/13: Divulgação do resultado;

8 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 – O(a) participante que obtiver a premiação cede automaticamente os direitos autorais de seu trabalho ao ENECOM PI 2013 por prazo indeterminado, abrindo mão de qualquer tipo de indenização, ressarcimento ou pagamento pela cessão desses direitos;
8.2 – Sob nenhum pretexto serão aceitos os trabalhos que não forem entregues na forma e no prazo previsto neste regulamento.

A Comissão Organizadora do ENECOM PI 2012.
Contato
c.oenecom13@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vind@ encontrista!

Fique atent@ a tudo que acontece no processo de construção do seu ENECOM PI 2013, que acontecerá durante os dias 20 a 27 de julho, em Teresina, na Universidade Federal do Piauí (Campus Petrônio Portela).