quinta-feira, 6 de junho de 2013

"O chão de barro, o caju maduro, o sol e o vermelho sangue que denota lutas e conquistas"


Os encontros da Enecos são feitos de estudantes para estudantes, inclusive no que diz respeito a identidade visual do evento. Todos os anos são abertos editais, onde estudantes do Brasil inteiro podem se inscrever e concorrer aos prêmios listados pela Comissão Organizadora.



 E no Enecom Piauí 2013 não poderia ser diferente! Nossa identidade foi escolhida, no dia 25 de abril, após uma difícil decisão entre as propostas de diferentes estudantes de diversos cantos do Brasil. O concurso reforçou o talento e a criatividade das e dos estudantes de Comunicação Social, que desde cedo já contribuem para a construção do nosso Encontro.

A proposta vencedora foi a enviada pelo estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pará, Adrielson Acácio de Lima Barbosa.
 
De acordo com o estudante, o processo de criação da peça partiu da pesquisa sobre a cultura popular piauiense. "A partir de elementos recorrentes nas obras do mestre Nonato Oliveira estabeleceu-se a relação com a Comunicação Social. A ideia de desconstrução parte da premissa de que devemos olhar nossa realidade de outra maneira, misturando mídia e cultura popular, por exemplo" explicou Acácio.

O sol, a lua e a rosa dos ventos compõem o logotipo, cuja ideia é mostrar que há mais de um caminho a ser seguido, ou seja, a nossa carreira acadêmica não deve ser marcada por determinismos... Tudo a ver com o tema do nosso encontro: Somos Todos Comunicação Social: (Des)Construindo Diretrizes. A disposição em tríade lembra também a ornamentação dos chapéus de couro dos vaqueiros.



Segundo Acácio, "as cores quentes reforçam a fixação da marca e remetem aos 'tons de Teresina', o chão de barro, o caju maduro, o sol e o vermelho sangue que denota lutas e conquistas".

Mestre Nonato de Oliveira

O artista plástico Nonato Oliveira tem 45 anos de pintura e mais de quatro mil obras espalhadas por todo o mundo.

Natural de São Miguel do Tapuio - interior do PI, a obra de Nonato Oliveira está em pontos estratégicos de Teresina: o monumento ao Cabeça de Cuia e o painel localizado em um dos muros de um shopping da cidade são os registros apontados por ele como os mais belos de todos.

“Sempre quis retratar a cultura do povo piauiense. Por isso sou escultor, pintor e desenhista. Sou tudo que a arte me permite ser"
(Mestre Nonato de Oliveira)

Um comentário:

  1. Foi uma honra ter assinado a ID do Enecom 2013 e homenageado o mestre Nonato.
    Acácio.

    ResponderExcluir

Bem-vind@ encontrista!

Fique atent@ a tudo que acontece no processo de construção do seu ENECOM PI 2013, que acontecerá durante os dias 20 a 27 de julho, em Teresina, na Universidade Federal do Piauí (Campus Petrônio Portela).